» » » Por Que Fevereiro tem 28 Dias?

Por Que Fevereiro tem 28 Dias?

Fevereiro tem apenas 28 dias por conta de mudanças feitas ao longo da história. Essas mudanças eram baseadas em crenças populares, estereótipos religiosos e caprichos de imperadores, mas permanecem até hoje.

No início, o calendário começou a ser moldado quando os astrônomos passaram a ter noção sobre solstícios e equinócios.

Nessa época, os meses tinham 29 ou 30 dias, mas como fevereiro era considerado um més de mau agouro por representar o Deus Etrusco da Morte, perdeu 1 dia, permanecendo com 28 dias. Entretanto, em 46 a.C, o imperador Júlio César mudou a ordem dos meses, além de adicionar 10 dias ao calendário, fazendo com que tivesse 365 dias.

Além disso, mudou o nome do mês Quintilis para Julius (julho) em sua homenagem, fazendo com que ficasse com 31 dias e adicionando mais 1 dia ao mês de fevereiro. Então fevereiro volta a ter 29 dias.No ano 8 a.C., César Augusto mudou o nome do oitavo mês, que até então era chamado de Sextilis. A partir daí, Sextilis passou a ser chamado de Augustus (agosto) em sua homenagem.

Mas em toda essa mudança havia um problema, já que o mês de Julius possuía mais dias que o mês de Augustus. Então César Augusto resolveu pegar 1 dia do mês de fevereiro, que ficou com 28 dias, e dar ao mês de Augustus, que passou a ter 31 dias, assim como o mês de Julius.

Essa mudança permanece em vigor até os dias atuais, pois o mês de agosto, assim como o mês de julho, possui 31 dias, enquanto fevereiro, apenas 28.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Cotidiano, História

Quer receber as melhores curiosidades?