Natureza

Por que a Lua Brilha?

A Lua brilha porque reflete a luz do Sol. A Lua não possui brilho próprio, como o Sol possui, no entanto é capaz de refletir a luz do Sol, dando a impressão de que ela brilha sozinha. A Lua reflete apenas …

Por que a Lua aparece de dia?

A Lua às vezes aparece de dia no céu, e isso acontece principalmente por dois motivos, que são: a luminosidade aparente da Lua, proveniente da sua proximidade com o Planeta terra, combinada com outros fatores, e as especificidades da órbita …

Por Que o Sol é Amarelo?

O Sol não é amarelo. Na verdade, ele é branco. Acontece que há uma ilusão de ótica em todo o nosso universo e isso confunde muito as pessoas. É necessário ressaltar que não é aconselhado olhar o Astro Rei por …

Por Que a Planta Onze Horas Tem Esse Nome?

A planta onze horas tem este nome porque ela abre os seus botões florais aproximadamente as 11 horas. Esta planta tem o nome científico de Portulaca Grandiflora. Além disso, são plantas com folhas suculentas e que são muito utilizadas em …

Por Que os Rios Negro e Solimões Não se Misturam?

As águas do Rio Negro e Solimões não se misturam em virtude da diferença entre a temperatura e densidade das águas destas duas coleções aquáticas fazendo com que eles se encontrem, mas não consigam se misturar.

Por Que Chove Granizo?

Chove granizo porque um tipo específico de nuvem que se forma, o cumulonimbus, possui temperatura abaixo de zero e congela as gotículas de água dentro dela. Quando a nuvem fica mais pesada do que pode suportar, a chuva cai em forma de …

Por que uma Planta Precisa de Luz para Crescer?

Uma planta precisa da luz do sol para crescer porque é através da luz solar que ela produz o seu próprio alimento através da fotossíntese. A planta transforma luz solar em energia através da clorofila, a substância responsável por sua coloração esverdeada. …

Por Que Chove?

A chuva é um fenômeno natural que ocorre quando nuvens carregadas de vapor d’água tornam-se pesadas e não conseguem manter-se no ar, culminando na queda da água em forma de chuva.

Por que as Bromélias são Importantes para a Natureza?

As bromélias são importantes para a natureza porque acumulam água em suas folhas e servem de habitat a insetos e micro-organismos. As bromélias são importantes, também, por serem fontes de água para diversos animais, incluindo o mico-leão dourado. Sendo assim, …

Por que as Plantas são Seres Vivos?

As plantas são seres vivos porque participam de todo o ciclo da vida: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Outras características dos seres vivos incluem a presença de células (com exceção dos vírus), a capacidade de reagir a estímulos, como …

Por que a Maré Sobe?

A maré sobe porque as águas são atraídas em direção à Lua, quando esta se aproxima mais da Terra. O fenômeno das marés é influenciado pela força da gravidade da Lua, que atrai os corpos em sua direção. Quando ela está de …

Por Que o Mar Tem Ondas?

As ondas do mar são formadas graças ao vento, pois ele empurra a água, fazendo com que ela se movimente e forme as ondas. Com o movimento do ar, a água se movimenta, criando ondulações. Quando o vento fica mais …

Por Que o Mar é Azul?

A cor predominante do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os micro-organismos mais comuns em sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar. Ou seja, o mar é azul não por causa …

Por Que a Chuva tem Cheiro?

O cheirinho de chuva é causado por uma bactéria específica que vive no solo e que, na presença de umidade, começa a se reproduzir e então exala um odor específico, que nesse caso é o cheirinho de chuva. Quando a chuva …

Por que as flores são coloridas?

As flores possuem cor vibrante porque isso é necessário para a reprodução de suas respectivas plantas. Essas cores atraem insetos ou pássaros cujos papéis são muito importantes na polinização, que é a forma de reprodução sexuada das plantas angiospermas. Para …

Por que é raro chover no sertão?

O próprio clima da região, que é o semi-árido, tem como principal característica as chuvas escassas, e isso se deve a vários fatores, como a temperatura do oceano, que apesar de ser próximo à linha do Equador, é mais baixo quando …

Por que as sacolas plásticas prejudicam o meio ambiente?

As sacolas plásticas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, que são dois recursos não renováveis e fósseis, que liberam muitos gases poluentes na sua extração. Esse é o primeiro motivo pelo qual elas fazem mal ao meio ambiente, …