» » Por que as sacolas plásticas prejudicam o meio ambiente?

Por que as sacolas plásticas prejudicam o meio ambiente?

As sacolas plásticas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, que são dois recursos não renováveis e fósseis, que liberam muitos gases poluentes na sua extração. Esse é o primeiro motivo pelo qual elas fazem mal ao meio ambiente, fora disso, como elas são descartáveis, seu consumo é desenfreado, o que exige cada vez mais extração e cada vez mais gases liberados.

O fato das sacolas plásticas prejudicarem o meio ambiente é muito famoso, mas o que muitas pessoas perguntam é como e por que algo tão fino pode prejudicar todo um ecossistema de bilhões de anos. A quantidade é um grande fator prejudicial por exemplo, no Brasil durante um ano, estima-se que sejam distribuídas cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas. Ou seja, cada brasileiro consome mais de 800 sacolas plásticas.

Por que as sacolas plásticas prejudicam o meio ambiente?

Além dos gases tóxicos e que contribuem para o efeito estufa que são liberados na extração do petróleo e gás natural – material dos quais se fabricam as sacolas – ainda há o tempo que elas levam para se decompor, já que de acordo com dados do Pró-teste, as sacolas plásticas duram 200 anos quando soterradas no lixo. Se ela sofrerem radiação solar, duram somem em um ano, sendo assim, a demora na deterioração deste material é, sem dúvida, um grande problema ambiental, porém o pior de tudo ainda é a sua produção.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Natureza

Quer receber as melhores curiosidades?