» » » Como Saber a Idade de um Cachorro?

Como Saber a Idade de um Cachorro?

Para calcular a idade de um cachorro é preciso estar atento a alguns aspectos, como o tamanho e estado dos dentes (dentes pequenos, por exemplo, indicam que o cão ainda é filhote ou adolescente; já a maior presença de tártaro demonstra que o animal é adulto).Possivelmente, você já ouviu falar que cada ano canino equivale a 7 anos humanos, mas isso não passa de mito.

A ida ao veterinário, com a realização de alguns exames específicos, como de ossos, músculos e órgãos internos, também pode determinar a idade de um cão.

Saber a idade do seu animal de estimação é fundamental para saber quais os cuidados apropriados em cada fase da vida dele, incluindo vacinas, alimentação especial, entre outros.

Descobrindo a idade de um cachorro pelos dentes

  • Até 8 semanas: possui todos os dentes de leite;
  • Aos 7 meses: possui todos os dentes permanentes brancos e limpos;
  • De 1 a 2 anos: possui dentes firmes e levemente amarelados;
  • De 3 a 5 anos: possui quase todos os dentes amarelados e alguns desgastados;
  • De 5 a 10 anos: possui dentes desgastados e surgimento de cáries;
  • De 10 a 15 anos: possui dentes amarelados e desgastados, além da perda de alguns deles.

Obviamente, esses sinais podem variar conforme o tratamento de cada bicho. Mas são uma forma de estimar seu tempo de vida.

Outros indícios da idade de um cachorro

A perda de elasticidade, surgimento de pelos acinzentados ou brancos e o surgimento de catarata são alguns sinais de que os cachorros estão com idade mais avançada.

Além disso, cachorros de porte pequeno tendem a viver mais do que cachorros de porte grande.

Para prolongar a vida dos pets é preciso cuidar muito bem de sua saúde e bem-estar. A fim de ter melhores orientações, não hesite em consultar um veterinário periodicamente.

Atualizado em: 03/01/2019 na categoria: Animais, Cachorro