» » Quem Criou o Futebol?

Quem Criou o Futebol?

O futebol foi criado na Inglaterra, em 1863, com a formação da Associação do Futebol na Inglaterra, a primeira entidade dedicada ao esporte. O futebol moderno, na forma como conhecemos hoje, tem uma história recente, de menos de 100 anos.

Essa associação surgiu de uma junção da associação de rugby com a associação de futebol americano. Todos esses esportes possuem uma origem comum, que podemos relacionar à civilizações muito antigas, em diferentes partes do mundo.

As origens do futebol

Diversos esportes antigos possuem relação com o futebol moderno, de forma que podemos traçar sua história de diversas formas ao longo dos anos.

Isso mostra apenas que a paixão do mundo pelo futebol é mais antiga do que parece a princípio, e que chutar uma bola por diversão já unia pessoas desde que o mundo é mundo.

Mas o primeiro registro do futebol de forma mais parecida como conhecemos hoje data de 200 a 300 anos antes de cristo, com registros de um exercício militar encontrados em um manual Chinês.

Nesse registro, o jogo era chamada de Tsu’ Chu. Basicamente, o jogador tinha que chutar uma bola de couro preenchida com penas através de uma abertura com 30 a 40 centímetros de largura, podendo usar os pés, peito, costas e ombros, mas sem poder usar as mãos.

Outras formas do jogo foram registradas no Japão, cerca de 500 a 600 anos depois, na Grécia, e em Roma.

Atualizado em: 24/07/2018 na categoria: História