» » O que é um Eclipse Solar?

O que é um Eclipse Solar?

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando o Sol é encoberto pela Lua. Nessa circunstância, a lua fica posicionada entre o planeta Terra e o Sol, gerando uma sombra que encobre a luz solar por determinado período. Em algumas regiões, o eclipse se manifesta totalmente, com plena escuridão, enquanto em outras a sombra é apenas parcial.

Quando acontece um eclipse solar?

O eclipse solar acontece apenas durante a Lua Nova, fase em que o satélite se encontra entre a Terra e o Sol. Da mesma forma, é necessário que a Lua atravesse a órbita da Terra, o que só ocorre duas vezes por ano, devido à inclinação de seu deslocamento em relação ao eixo terrestre.

Quais são os diferentes tipos de eclipse?

Sua manifestação e percepção do fenômeno depende do grau de inclinação da órbita lunar e também da distância entre a Terra, a Lua e o Sol. Em alguns casos, pode-se observar apenas um pequeno ponto preto diante do Sol (a própria Lua). Quanto mais perto da Terra a Lua estiver, maior é a sombra vista. É em virtude dessas mudanças que há diferentes tipos de eclipse:

Eclipse solar total

Quando a luz do Sol é completamente ocultada pela Lua.

Eclipse solar parcial

Quando parte da luz do Sol é ocultada pela Lua.

Eclipse anelar

Quando a Lua não consegue encobrir completamente a superfície do Sol, formando um “anel” ao redor do satélite natural da Terra.

Eclipse híbrido

Quando o eclipse é total em alguns pontos e apresenta anéis em outros, por conta da inclinação da órbita da Lua.

Para que um eclipse volte a acontecer com as mesmas características do anterior, é necessário aguardar um período de 18 anos e 11 dias (conhecido como Período de Saros). Dependendo das características astronômicas, pode haver de dois a cinco eclipses solares em um intervalo de um ano.

Atualizado em: 03/01/2019 na categoria: Ciência