» » Por que S.O.S é associado ao perigo?

Por que S.O.S é associado ao perigo?

Muitas vezes vemos em filmes, novelas ou minisséries, quando os personagens ficam presos em algum lugar ou se encontram em situação de perigo usarem S.O.S, e então logo associamos a pedidos de ajuda, mas por que isso acontece?

Essa sigla é entendida em todas as línguas, pois é universal, já que se trata do código Morse, onde a letra S, são três pontinhos e a letra O, são três linhas, dessa forma, fica algo do tipo …—… Sendo assim, o código SOS surgiu para memorizar pontos e linhas.

Em código Morse, antes eram usadas as letras CQD, porém exigiam muitos toques, dessa forma, acharam inapropriado para situações de emergência. SOS significa Save Our Souls (salve nossas almas) ou Save out succour (envie socorro) e, como era mais fácil de enviar através do código Morse, que é entendido universalmente, passou a ser usada no serviço de telegrafia Morse.

O primeiro a usar o código SOS foi um navio Arapahoe, por rádio, pois se encontrava perdido no norte ao norte do continente americano, no ano de 1909. O SOS foi retirado oficialmente do serviço de telegrafia Morse em 1999, quando a Austrália foi a última a abrir mão do sistema.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Cotidiano

Quer receber as melhores curiosidades?