» » Por Que o Fogo é Quente?

Por Que o Fogo é Quente?

O fogo é quente devido às reações químicas entre o oxigênio, o combustível e o calor. Quando o oxigênio se junta com o combustível, promove uma forte oxidação ou combustão.

O combustível é a substância que promove a “queima”, como a madeira. Cada um deles deve ser aquecido a uma temperatura mínima para que a combustão inicie: é ela que forma a chama do fogo, liberando energia em forma de luz e calor.

A chama do fogo é formada pelo gás luminescente gerado na combustão dos materiais denominados inflamáveis. Materiais inflamáveis são aqueles que reagem de forma rápida ao fogo e se queimam facilmente, podendo até gerar explosões.

O fogo pode ser benéfico e maléfico, produzindo acidentes e incêndios, ou ainda, aquecendo as pessoas durante o frio e esquentando alimentos, além de fornecer luminosidade.

Entre as reações com produtos inflamáveis podemos citar o álcool e a gasolina, usados para fazer fogueiras ou promover incêndios, e quando colocados em contato com o fogo, mesmo que a chama esteja pequena, causam um grande efeito, fazendo com que o fogo se alastre. A depender das quantidades desses compostos, podem causar consequências devastadoras.

Atualizado em: 06/11/2017 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?