» » Por que Espirramos?

Por que Espirramos?

O espirro é uma reação involuntária do nosso corpo que acontece, na maioria das vezes, devido à presença de micro-organismos nas vias respiratórias, como bactérias e vírus, ou mesmo poeira e pólen que, quando são detectados, acionam mecanismos que geram o espirro: um intenso jato de ar que elimina os corpos estranhos pelo nariz e boca, e que pode atingir a velocidade de até 160 km por hora.Esses micro-organismos, partículas ou corpos estranhos são identificadas pelo nervo trigêmeo, que aciona outras partes do corpo que são contraídas de forma a facilitar a entrada do ar, que será expelido posteriormente.

Existe também o chamado espirro de reflexo fótico que é provocado pela luz do sol ou lâmpadas quando incidem diretamente em nossos olhos, e ativam o nervo ótico.Mas o que ocorre também durante este processo é o estímulo do nervo trigêmeo que fica próximo ao nervo ótico, provocando um espirro por perceber o estímulo da luz como uma possível irritação nasal.

Por Que Espirramos Quando Estamos Gripados?

Quando estamos gripados, nosso nariz fica cheio de muco e outras partículas estranhas, como vírus. Ao espirrar, nosso corpo envia um jato de ar que expulsa essas partículas, eliminando-as do nosso corpo.Por isso que durante uma gripe os espirros se tornam mais frequentes, já que estamos passando por uma infecção viral.

Por Que Espirramos Duas Vezes?

Se você espirra duas ou mais vezes, significa que apenas um jato de ar não foi suficiente. Isso pode acontecer quando estamos em locais muito sujos e cheios de poeira, onde apenas 1 espirro não consegue expulsar todas as partículas.Espirrar mais de 1 vez seguida também pode ser sinal de sinusite, pois quando espirramos, acabamos impulsionando os cílios (pelos minúsculos localizados dentro do nariz) a expulsar o muco, mas em casos de sinusite, essa reação não acontece de forma efetiva e é preciso mais de um espirro para que o muco seja totalmente expulso.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?