» » Por Que Adoecemos?

Por Que Adoecemos?

Médicos afirmam que adoecemos por conta de descuidos que acabam nos enfraquecendo fisicamente, enquanto estudos afirmam que as doenças são resultado de uma necessidade humana de adoecer. 

Os descuidos que comprometem a nossa saúde podem ser físicos (não se alimentar corretamente, por exemplo) ou mentais (se isolar socialmente). Quando não cuidamos do nosso corpo e mente, ficamos doentes, pois nosso organismo fica vulnerável às doenças.

Enquanto isso, alguns estudos psicossomáticos afirmam que adoecemos porque precisamos adoecer. De acordo com esses estudos, há razões, mesmo que inconscientes, que nos fazem adoecer, como: fuga, dificuldade de expressar emoções, estresse, necessidade de ter atenção ou culpa.

  • Fuga

As vezes nos sentimos pressionados pelo dia-a-dia, ou seja, pelas responsabilidades diárias que acumulamos com o passar do tempo. Ao adoecer nós damos uma pausa na rotina para que possamos nos recuperar. Dessa forma, a doença serve como uma espécie de fuga para os problemas da nossa vida.

  • Dificuldade de Expressar Emoções

Na sociedade em que vivemos, apesar das últimas mudanças, as pessoas se veem proibidas de manifestar emoções, como tristeza, raiva, afeto, amor ou loucura momentânea.

Quando uma pessoa sofre de uma doença física, seus problemas são mais aceitos pela sociedade e até mesmo pelo seus colegas de trabalho, enquanto um problema emocional é mal visto por todos.

Quando alguém sofre uma acidente, todos ficam preocupados e compreendem a sua falta no trabalho, já alguém que sofre de depressão, muitas vezes, é visto como desocupado ou “mente vazia”. A frieza e o domínio sobre as emoções são considerados qualidades que impulsionam a carreira e o mercado de trabalho.

  • Estresse

O estresse pode enfraquecer nosso sistema de defesa corporal, o que facilita o ataque de vírus e bactérias. A tensão emocional constante e prolongada aumenta a produção de cortisona, um hormônio que atua na destruição das células de defesa.

  • Necessidade de Atenção

Mais comum entre idosos e crianças, a necessidade de atenção pode se manifestar em forma de doenças. Quando uma pessoa está doente é comum que ela receba mais atenção do que o normal, já que não consegue se virar sozinha.

Quando uma pessoa se sente muito sozinha, ela pode adoecer para ter a atenção adequada. É claro que isso é resultado de estímulos do subconsciente, pelo menos na maioria das vezes.

  • Culpa

A culpa é a necessidade de autopunição, ou seja, quando alguém se sente culpado ou merecedor de um castigo, seu subconsciente realiza seu desejo e se pune, baixando as defesas, o que faz com que a pessoa adoeça.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?