» » Por Que as Asas das Borboletas são Coloridas?

Por Que as Asas das Borboletas são Coloridas?

As asas das borboletas são muito coloridas, mas cada espécie possui cores diferentes, a depender do local onde vivem. As cores das asas das borboletas servem para camuflá-las no ambiente, evitando predadores.

Essa é uma forma de proteger a espécie, já que as borboletas não possuem uma defesa pessoal, como veneno, por exemplo.

Anatomia das Borboletas

Como todos sabem, as borboletas começam a sua vida como lagartas, escondendo-se em uma crisálida para sua metamorfose e, por fim, transformando-se em borboletas.

O corpo de uma borboleta possui, basicamente, 3 partes: cabeça, tórax e abdômen, além das outras estruturas que as compõem.

Os palpos labiais detectam o que ela pode ou não comer, enquanto a probóscide serve de canudo, para que a borboleta consiga sugar o néctar das flore e se alimentar.

Seus olhos complexos detectam quaisquer movimento, além de ser muito bons em distinguir cores, já as antenas móveis e segmentadas possuem algumas estruturas que percebem os odores, além de distinguir a direção em que a borboleta está indo.

As asas, que logicamente servem para locomoção, são compostas por quitina e apresentam algumas escamas, que dão origem às cores da borboleta.

Significados das Cores das Borboletas

De acordo com a crença popular, quando uma borboleta pousa em você, tem um significado especial, que muda de acordo com a cor da borboleta.

  • Borboleta Azul

Uma borboleta azul é sinal é mudança ou transformação, ou seja, haverá alguma metamorfose em sua vida, que mudará sua rotina.

  • Borboleta Preta

Pode simbolizar uma bruxa reencarnada, ou ainda uma criança que morreu sem receber o batismo. Borboletas pretas são sinal de morte e desesperança.

  • Borboleta Amarela

A borboleta amarela faz referência a uma nova vida, simbolizando a esperança, alegria e prosperidade. Remete também à primavera.

  • Borboleta Colorida

As borboletas coloridas simbolizam a alegria e a felicidade. Quando uma borboleta colorida pousa em alguém, é sinal de ótimas notícias.

  • Borboleta Branca

A borboleta branca é sinal de longevidade e paz. A serenidade e a calma também são representadas pelas borboletas brancas.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Animais

Quer receber as melhores curiosidades?