» » Por Que Sentimos Borboletas no Estômago? – Frio na Barriga

Por Que Sentimos Borboletas no Estômago? – Frio na Barriga

Sentimos borboletas no estômago porque uma reação cerebral específica faz com que o estresse, medo, constrangimento e nervosismo sejam sentidos fisicamente no órgãos abdominais. Os sentimentos físicos dessas emoções são chamados vulgarmente de borboletas no estômago ou frio na barriga, que são a mesma coisa.

Essa reação cerebral específica acontece no córtex cingulado anterior.

A região também está ligada à regulação de algumas funções singulares e autônomas como o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, e por isso a relação entre fortes emoções e sensações físicas se tornam muito evidentes e fáceis de serem percebidas.

O que são Borboletas no Estômago?

Borboletas no estômago representam a sensação de estômago embrulhado e enjoos causados pelo estresse. Essa sensação é causada porque, diante de situações estressantes que exigem a nossa ação, todo o corpo é comandado pelo sistema nervoso simpático, que prepara o corpo para reagir: lutar ou fugir.

O sistema simpático, nessas situações, faz com que a adrenalina seja liberada, o que aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sangue do intestino seja desviado para nossos braços e pernas.

Por causa disso, a digestão é prejudicada, já que os vasos sanguíneos da região se contraem e diminuem o fornecimento de sangue e oxigênio para o estômago, que responde à ação com os sintomas incômodos que chamamos popularmente de borboletas no estômago ou frio na barriga.

Você Sabia?

Algumas civilizações da antiguidade acreditavam fortemente que a alma ficava no coração e que era dali que vinham as emoções e sentimentos de todos os seres humanos. Tanto era que a palavra recordar, que hoje associamos com a nossa memória, que sabemos estar contida no cérebro, significava “voltar a passar pelo coração”.

Nos dias de hoje, as funções do coração já são todas compreendidas e se sabe que as mesmas não têm nada a ver com pensamentos, sentimentos e memórias, mas sim com a biologia de nossos corpos.

Ansiedade Causa Borboletas no Estômago?

Como já foi dito, a sensação de borboletas no estômago é causada por emoções negativas, como o estresse. A ansiedade também pode causar estresse, provocando a sensação de borboletas no estômago.

É normal sentir frio na barriga antes de grandes eventos nas nossas vidas, ou até mesmo diante de situações novas para nós. Procure ter pensamentos positivos, relaxar, respirar profundamente e encarar a situação com naturalidade, pois, ao fazer isso, o nível de estresse diminui e, consequentemente, toda a resposta do organismo a ele.

Atualizado em: 13/03/2019 na categoria: Sensações

Quer receber as melhores curiosidades?