» » » Jugo desigual: O que a Bíblia diz sobre?

Jugo desigual: O que a Bíblia diz sobre?

A Bíblia nos traz importantes lições sobre o amor e valoriza bastante a união que podemos estabelecer uns com os outros, mas dentro disso surge também o debate sobre o Jugo desigual. Logo abaixo, te explicamos melhor do que se trata e trazemos outras importantes informações relacionadas ao assunto, confira:

O que significa Jugo desigual?

Em sentido prático, jugo é um item feito de madeira que é utilizado para unir dois bois para a realização de uma mesma atividade, exigindo conexão entre seus propósitos e modo de agir. Contudo, jugo desigual surge para falar da vida a partir de aspectos religiosos.

Usamos a expressão Jugo desigual para nos referir a relação que acontece entre uma pessoa cristã e outra que é descrente, evidenciando diferenças que tendem a interferir bastante no sucesso dessa união.

No entanto, vale ressaltar que não se trata apenas de estar próximo de pessoas que não exerçam a mesma fé que você, mas é algo que está ligado sobretudo a união que interfere na sua vida religiosa, te afastando daquilo que crê e te deixando cada vez mais perto do pecado.





O que a Bíblia diz sobre jugo?

Na própria Bíblia, há importantes lições acerca do jugo, ressaltando que não devemos nos igualar aos descrentes, não deixando que sejamos levados por eles, já que realmente somos diferentes e temos os nossos próprios princípios de acordo com as Leis do Senhor.

Para refletir melhor sobre, podemos fazer a leitura do livro 2 de Coríntios. Em seu capítulo 6, no versículo 14, podemos ler o seguinte:





“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”

Diante disso, sua leitura ressalta que por mais que devemos respeitar o outro, não devemos nos unir a ele de forma a negar a nossa fé e nos igualar a eles, pois o que temos de mais especial é justamente a nossa crença e ela não pode ser negligenciada por nenhuma razão.

O que a Bíblia fala sobre o casamento?

Em outras muitas passagens bíblicas, podemos focar de modo mais específico em refletir sobre o casamento. Afinal, se o jugo desigual não é indicado, qual seriam os propósitos para uma relação que se baseia na fé?

Nesse sentido, vemos que a união a partir do jugo deve ser feita por pessoas de princípios similares, que acreditam no Senhor, seguem seus propósitos e entender a importância de ter uma família com bases firmes na fé e seus ensinamentos.

Em versículos como 1 Coríntios 13:4-7 lemos que: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Assim, quando não há desigualdade entre as crenças, há também uma maior harmonia no lar, a certeza em comum de que mesmo diante de determinadas dificuldades nada pode separar o casal que foi unido por Deus e segue sendo diariamente fortalecido por Ele.

Atualizado em: 05/10/2023 na categoria: Relacionamentos, Religião