» » Por Que a Água da Piscina Fica Verde?

Por Que a Água da Piscina Fica Verde?

A água da piscina fica verde porque ocorre a propagação de algas. A multiplicação de algas que faz a água da piscina ficar verde e turva pode ser causada por pH baixo, falta de cloro, excesso de matéria orgânica e baixa alcalinidade. As algas também podem ser trazidas pela ação dos ventos ou das chuvas.

A origem da água que abastece a piscina, como água vinda de poços, também pode influenciar na mudança de sua coloração, já que o cloro reage com metais pesados, principalmente o cobre, e pode deixar a água da piscina verde.

Por Que a Água da Piscina Fica Verde Quando Coloca Cloro?

Quando a água da piscina fica verde mesmo depois de se colocar cloro, há algumas situações possíveis que podem estar causando o problema, como:

  • Origem da água que abastece a piscina: água de poços costumam conter metais que reagem ao cloro e intensificam o processo de oxidação que deixa a água verde;
  • Tratamento inadequado da água: não basta apenas colocar cloro na água da piscina, o processo de limpeza envolve filtragem, aspiração, produtos clarificadores e algicidas, etc;
  • Uso de algicidas e outros produtos de limpeza que contém cobre em sua composição.

Veja Também:

Por Que Colocamos Cloro na Água?

Piscina Verde não Decanta?

Ao contrário do que muitos pensam, uma piscina verde decanta, mas a decantação só será eficiente se as algas forem mortas antes. Basta adicionar, algumas horas antes de fazer a decantação da piscina, uma dosagem de super-cloração ou algicida de choque caso elas resistem ao cloro.

Como Limpar uma Piscina Verde Rapidamente?

Para limpar uma piscina verde rapidamente, você deve adicionar cloro choque ou cloro estabilizado na piscina (utilize a quantidade correta para a sua piscina), esperar uma hora e verificar se há, pelo menos, 1 mg/l (ppm) de cloro na água.

Depois adicione oxigênio líquido (deve ser colocado próximo aos injetores da piscina e não sobre a água) e pronto! Sua piscina ficará limpa em torno de 1 hora se não estiver em condições muito degradantes.

 

Atualizado em: 13/03/2019 na categoria: Água

Quer receber as melhores curiosidades?