Por Que Urinamos Mais no Inverno? – Quando Está Frio

Urinamos mais no inverno porque suamos menos e então a expulsão de água pela urina aumenta. Em dias muito frios, a expulsão de água pela pele é bem menor devido à diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), fator este que reduz o suor.

A urina e a transpiração são formas que o corpo encontra para expulsar tanto resíduos como água que são gerados no próprio processo metabólico, como creatinina e ureia, além de alguns minerais.

Suamos menos e urinamos mais no inverno porque os hormônios controladores da saída de alguns líquidos pelos rins tornam menor sua atividade quando ocorre diminuição da temperatura. O que também acontece é o aumento do metabolismo, que é o processo responsável por transformar os alimentos que ingerimos em calor e energia.

E isso também responde porque sentimos mais fome no inverno, porque para mantermos a temperatura interna em nível normal nesses dias mais frios nosso corpo precisa de maior quantidade de comida. Por causa disso ocorre uma maior produção de resíduos que são eliminados posteriormente pela via urinária.



Em dias mais quentes nós urinamos cerca de 1,25 litro por dia, em média. Essa quantidade está sujeita a dobrar em dias mais frios. Mas isso pode variar em cada pessoa, considerando que a quantidade de urina produzida é mais dependente da porção dos líquidos ingeridos ao decorrer do dia, qualquer que seja a estação do ano.


Veja Também:

Por Que a Urina é Amarela?

Por Que Ocorre Infecção de Urina?