» » Por Que os Animais se Camuflam?

Por Que os Animais se Camuflam?

Os animais se camuflam para se protegerem de seus predradores e para caçarem suas presas sem serem percebidos.

O que é Camuflagem?

Camuflagem é sinônimo de disfarce, adaptação ao meio em que se vive. Quando se camufla, um animal consegue passar despercebido ao olhar porque suas características são semelhantes às do meio em que vive.

Como exemplo disso temos animais com nomes já bastante sugestivos: o bicho-pau, que consegue se disfarçar perfeitamente em meio a galhos, a borboleta-folha-seca e o bicho-folha.

As corujas também possuem um padrão de coloração semelhante a troncos de árvores que a permitem se camuflar na natureza.

O que é Mimetismo Animal?

O mimetismo animal consiste na capacidade que certo animal possui em parecer com outro mais perigoso a fim de se aproveitar de suas características para sobreviver, se proteger e afugentar possíveis predadores.

Há dois tipos de mimetismo: o mimetismo batesiano que acontece entre animais da mesma espécie, como entre a cobra coral-verdadeira e a coral-falsa, e o mimetismo Mülleriano, que acontece entre animais de espécies diferentes mas que possuem características em comum, como, por exemplo, o padrão de cor.

Ao contrário do mimetismo defensivo, o mimetismo ofensivo também pode ocorrer, quando um animal mais perigoso toma as características de outro mais inofensivo para atacar com mais facilidade a sua presa.

Quais são os Animais que se Mimetizam?

Muitas mariposas conseguem se mimetizar quando estão juntas por terem desenhos semelhantes a olhos de coruja em suas asas.

Outro animal famoso que se mimetiza é a cobra coral-falsa, que se parece com a coral-verdadeira justamente para se aproveitar do grau de perigo que ela representa.

As aranhas Myrmarachne utilizam o mimetismo para se parecerem com formigas e atacarem suas presas sem nenhum esforço.

Atualizado em: 18/08/2017 na categoria: Animais