» » Por que o Sal Aumenta a Pressão?

Por que o Sal Aumenta a Pressão?

O sal aumenta a pressão porque faz com que o corpo retenha mais líquido e aumenta o volume do sangue, afetando diretamente a pressão arterial em todo o sistema circulatório.

O sal aumenta o volume do sangue

A pressão arterial é, basicamente, a força que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguíneos quando ele é bombeado pelo coração através do corpo. Faz sentido pensar que quanto mais sangue presente dentro dos vasos, maior será essa força exercida nas paredes, não é mesmo?

O sal faz justamente isso, aumenta o volume de sangue, pois faz com que o organismo elimine menos água através do xixi. Quanto mais sal temos no organismo, mais água retemos para compensar esse excesso de sal e manter o corpo em equilíbrio. O problema é que essa água em excesso se acumula no sangue, aumentando a pressão que este exerce na parede dos vasos.

Pressão alta e suas consequências

Uma pressão arterial aumentada é prejudicial por diversos motivos, principalmente pelos seus efeitos deletérios para o coração, artérias, rins e cérebro. As consequências mais comuns da pressão alta são o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e as doenças renais. Essas consequências são graves e podem até mesmo levar à morte.

Por isso é muito importante prestarmos atenção na quantidade de sal que ingerimos e tentarmos evitar ao máximo a ingestão desta substância em excesso, reduzindo, também, o consumo de alimentos industrializados e enlatados.

Atualizado em: 01/11/2018 na categoria: Saúde