Por Que no Brasil Não Tem Terremoto?

Não ocorrem terremotos de grande intensidade no Brasil porque nosso país está no centro de uma das placas tectônicas do planeta. Dessa forma, quando a placa se movimenta, os impactos não são sentidos de forma severa, ou praticamente não são sentidos de forma nenhuma.

Os terremotos são ligados ao movimento de colisão ou afastamento que acontece no encontro das placas tectônicas, ou seja, em suas bordas.

Praticamente não há terremotos no Brasil porque o seu território fica distante das áreas que ficam nas famosas linhas vermelhas, próximas das bordas das placas tectônicas, muito afetadas quando elas se movimentam, como o Japão.



É importante destacar que no Brasil podem ocorrer terremotos. Aliás, todos os anos são registrados abalos sísmicos no nosso território, já que uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no Brasil.

Felizmente, esses terremotos frequentes, na maioria das vezes, não são sentidos devido à sua baixa magnitude.

Por que no Brasil Não tem Vulcão, Tsunami e Furacão?

O Brasil não tem vulcão, tsunami e furacão porque fica no centro de uma placa tectônica e seus mares não possuem temperatura alta o suficiente para induzir a formação de grandes tempestades.

Terremotos e vulcões surgem em regiões que estão sobre as falhas das placas tectônicas, já que esses eventos dependem do movimento que acontece na borda das placas. Por sua vez, a baixa temperatura das águas marítimas brasileiras nos protege contra a formação de furacões desastrosos.

No entanto, não estamos completamente protegidos: ciclones extratropicais atingem o Brasil, mas são mais fracos que os furacões e até hoje não causaram grandes estragos.


Veja Também:

Por Que Ocorrem Terremotos?

Por Que Ocorrem Tantos Terremotos no Japão?

Por Que Não Tem Furacão no Brasil?