» » Por Que a Urina é Amarela?

Por Que a Urina é Amarela?

A urina sai amarela porque não ingerimos água o suficiente. Se a urina fica mais amarela que o normal, isso significa que a quantidade de água presente nela está insuficiente e isso funciona como aviso: a ingestão de água deve ser aumentada.

A urina é amarela porque contém urobilinogênio proveniente da bilirrubina, uma substância produzida no processo de desintegração natural dos glóbulos vermelhos do sangue. Ela fica mais amarela à medida que há uma maior concentração de urobilinogênio em sua composição.

Depois de circular pela corrente sanguínea, o sangue vai para o fígado e é filtrado, processo onde todas as impurezas são retiradas, inclusive a bilirrubina, e vão em direção aos rins. Ao chegar nos rins, a bilirrubina se transforma em urobilinogênio e passa a fazer parte da composição da urina.

Veja Também:

Por Que Ocorre Infecção de Urina?

Por que a urina fica branca?

A urina fica branca ou transparente porque quando ingerimos muita água o urobilinogênio fica bem dissolvido nela. Ou seja: xixi transparente ou mesmo amarelo claro é sinal de corpo devidamente hidratado.

Quando o contrário acontece e a urina sai mais amarelada que o normal é sinal de que precisamos ingerir mais água para que o urobilinogênio fique mais diluído nela.

Por que a urina sai mais escura no verão e em menor quantidade?

No verão a urina pode ficar mais escura e ser produzida em menor quantidade do que no inverno, porque como o verão é mais quente o organismo perde água com muito mais facilidade através do suor e, muitas vezes, a água ingerida não é suficiente para repor essa perda. O resultado disso é a menor quantidade de urina e, consequentemente, uma maior concentração de urobilinogênio em sua composição, que dá a coloração amarelada.

Por que a urina é salgada?

A urina é salgada porque contém sais em sua composição, cujo maior componente é a água (95%), além de outras substâncias como sal e ácido úrico.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Saúde