Por Que a Acetona Evapora Rápido?

A acetona evapora rápido porque é um líquido volátil, ou seja, passa facilmente do estado líquido ao gasoso sem precisar de aquecimento.

Na temperatura ambiente a acetona evapora mais rapidamente porque as ligações entre suas moléculas se rompem com grande facilidade, por ter baixo ponto de ebulição (o ponto em que muda do estado líquido ao gasoso), e consequentemente, maior pressão de vapor. Por isso a acetona tem alta volatilidade.

Por Que a Acetona Evapora mais Rápido que a Água?

A acetona evapora mais rápido que a água porque, em comparação com a acetona, a água tem ponto de ebulição mais alto, ou seja, demora mais para passar do estado líquido ao gasoso, tem ligações fortes entre suas moléculas (ligações de hidrogênio) e menor pressão de vapor.

A acetona, por sua vez, possui ponto de ebulição mais baixo e ligações entre moléculas mais fracas, o que faz com que haja maior pressão de vapor.

 

Por Que a Comercialização da Acetona é Controlada?

A comercialização da acetona é controlada porque, em estado puro, ela é utilizada para extrair a cocaína das folhas da coca. A comercialização da acetona é controlada pela Polícia Federal, pelo Departamento de Entorpecentes.

Por Que a Acetona Derrete o Isopor?

A acetona derrete o isopor porque, quando os dois entram em contato, a acetona libera todo o ar que existe dentro do isopor ao enfraquecer a estrutura do poliestireno, material com o qual o isopor é feito.

O poliestireno é um plástico que, misturado a um solvente e submetido à alta temperatura, se expande e aprisiona o ar em seu interior. É dessa forma que o isopor é feito.

Mesmo quando o isopor está derretido, ele ainda continua sendo o mesmo material: o poliestireno, mas sem a estrutura rígida com ar em seu interior!