» » Por Que o Gelo Flutua na Água?

Por Que o Gelo Flutua na Água?

O gelo flutua na água porque, quando a água congela, ela fica menos densa, mais leve. O gelo é menos denso que a água porque, no estado sólido, as moléculas da água se unem mais e formam mais ligações de hidrogênio, ganhando uma organização hexagonal, que deixa mais espaços vazios e faz com que o volume da água aumente.

Como o volume aumenta, mas o peso continua o mesmo, a densidade fica mais baixa.

Quando a água está em estado líquido suas moléculas permanecem mais afastadas umas das outras, ao contrário do ocorre quando ela está congelada.

A densidade da água em estado líquido, em temperatura ambiente, gira em torno de 0,99 g/cm3. Quando é submetida a 4ºC ela atinge a sua densidade máxima, que gira em torno de 1,000 g/cm3.

Já em estado sólido, a densidade da água é, aproximadamente, 0,92 g/cm3.

É por isso que cubos de gelo flutuam na água líquida.

O Gelo Flutua no Álcool?

O gelo não flutua no álcool porque é mais denso que o álcool, ou seja, é mais pesado. Portanto, não é porque o gelo flutua na água que flutuará no álcool. É possível verificar essa propriedade colocando algumas pedras de gelo em uma bebida alcoólica: logo se percebe que o gelo afundará.

A Diferença da Densidade entre a Água e o Gelo é Importante para a Vida?

A diferença da densidade entre a água e o gelo é importante para a vida porque, através dessa propriedade peculiar, os rios, lagos e mares não se congelam completamente, mas ganham apenas uma camada superficial de gelo que atua como isolante térmico para a água que está abaixo dele, protegendo e mantendo a vida dos animais e vegetais aquáticos.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Ciência