» » Por que a Cegonha é o Símbolo da Gravidez?

Por que a Cegonha é o Símbolo da Gravidez?

A cegonha é considerada o símbolo da gravidez porque, de todos os animais que existem, elas se diferenciam e se destacam quanto à dedicação e ao cuidado com os seus filhotes. Segundo alguns estudiosos, a devoção da cegonha é tão incrível e exemplar que o animal prefere morrer caso haja a impossibilidade dela salvar suas crias de algum mal ou perigo.

Na Antiguidade, a Grécia postulou uma lei que se chamava “A Lei da Cegonha” (Lex Ciconia, em latim), que baseava-se na reciprocidade na qual os filhos das cegonhas demonstravam por seus pais idosos, pois cuidavam deles, provendo-os com alimentos e também com sua penugem. Esta lei da Grécia obrigava, sobretudo, que os filhos sustentassem seus pais quando velhos e punia violentamente aqueles que não a cumprissem.

Já na Idade Moderna, fabricavam-se cartões que eram inspirados no afeto que as cegonhas tinham para com seus pais. Neles representavam, através de um desenho, um bebê envolto em uma fralda, pendurado no bico de uma cegonha, no intuito de representar o nascimento dos bebês.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Grávidas

Quer receber as melhores curiosidades?