» » Quem Nasce em Brasília É?

Quem Nasce em Brasília É?

Quem nasce em Brasília é Brasiliense ou “candango”, como as próprios brasilienses se denominam.

O que é candango?

Este nome foi dado aos trabalhadores que na sua grande maioria eram originários do Nordeste e que contribuíram para a construção da atual capital federal do Brasil.

A origem da palavra candango é africana e significa “ordinário”, “ruim”, “vilão”. Sendo desde o ano de 1959, passou a ter um novo significado, isto é, o desbravador, pioneiro, o homem que confia no progresso.

Uma curiosidade sobre a palavra candango é que este termo, não englobava as mulheres e por isso, não havia “candanga”, mas somente “candango”.

Por isso, como forma de homenagear estes trabalhadores que foram fundamentais para a construção de Brasília, a denominação “candango” também é dada para todas as pessoas que nasceram no Distrito Federal.

Portanto, quando alguém disser que é um “candango” não pense que se trata de uma palavra feia, muito pelo contrário, refere-se a uma bela homenagem a aqueles que se disponibilizaram para unir forças e construir a bela capital do nosso País.

Uma outra curiosidade é que entre 1958 e 1963, foi fabricado no Brasil pela empresa VEMAG, com a licença da empresa Alemã DKW o jipe candango e muitos dizem que este nome foi dado também como forma de homenagear aqueles trabalhadores.

Atualizado em: 19/06/2018 na categoria: Cotidiano