Por que Água e Óleo não se Misturam?

Água e óleo não se misturam porque as moléculas de água são polares e as moléculas de óleo, apolares. Logo, elas não se atraem. Água e óleo não formam uma mistura homogênea porque o óleo também é uma substância hidrofóbica, ou seja, repele a água.

O correto a dizer, na verdade, é que o óleo não se dissolve em água, já que as duas substâncias formam uma mistura heterogênea. Outro motivo que influencia a não dissolução do óleo na água é o fato da água ser mais densa que o óleo.

A soma de todos esses fatores faz com que o óleo flutue sobre a água perfeitamente!

Por Que a Água é Mais Densa que o Óleo?

A água é mais densa que o óleo porque as ligações que existem entre as moléculas de óleo são mais fracas que as existentes entre as moléculas de água, que ficam mais unidas, o que torna o óleo menos denso, mais leve.



As ligações entre as moléculas de água ocorrem através do hidrogênio, que é o tipo mais forte de ligação entre as forças intermoleculares. Como as moléculas da água se agrupam e se aproximam com mais intensidade, as moléculas de óleo não conseguem se manter entre duas moléculas de água.

Desse modo, podemos concluir que o que impede a possibilidade de uma mistura homogênea entre essas substâncias engloba a força das interações que ocorrem entre as moléculas do óleo, as interações que ocorrem entre as moléculas da água e as peculiaridades de cada substância.

Por Que o Óleo é Apolar?

O óleo é apolar porque suas moléculas não possuem cargas positivas ou negativas, ou seja, não são atraídas por moléculas polares, como as da água, formadas por 2 átomos de hidrogênios (carga positiva) e 1 átomo de oxigênio (carga negativa).


Veja Também:

Por Que a Água é Considerada um Solvente Universal?

Por Que a Água é um Dipolo Elétrico?

Por Que Colocamos Cloro na Água?

Por Que as Águas dos Rios Negro e Solimões não se Misturam?

Por Que a Água do Mar é Salgada?

Por Que a Água Apaga o Fogo?