Por que Água e Óleo não se Misturam?

Água e óleo não se misturam porque as ligações que existem entre as moléculas de óleo são mais fracas que as existentes entre as moléculas de água, o que torna o óleo menos denso. Além disso, as moléculas de óleo são apolares, não possuem cargas positivas ou negativas, então não são atraídas pelas moléculas da água, que são polares.

Para completar, o óleo é uma substância hidrofóbica, ou seja, repele a água. A soma de todos esses fatores faz com que o óleo flutue sobre a água perfeitamente!

As ligações entre as moléculas de água ocorrem através do hidrogênio, que é o tipo mais forte de ligação entre as forças intermoleculares. Como as moléculas da água se agrupam e se aproximam com mais intensidade, as moléculas de óleo não conseguem se manter entre duas moléculas de água.Desse modo, podemos concluir que para analisarmos e entendermos o que é que impede a possibilidade de mistura dessas substâncias, precisamos compreender a força das interações que ocorrem entre as moléculas do óleo, as interações que ocorrem entre as moléculas da água e as peculiaridades de cada substância.