Por Que Brasília foi Construída?

Brasília construída justamente para ser a capital do Brasil, pois o governo queria transferir a capital do país para o centro, já que, naquela época, a capital do Brasil era o Rio de Janeiro.

A construção aconteceu no governo de Juscelino Kubitschek, que pretendia povoar a região central do Brasil, até então quase inabitada por conta de seu clima desfavorável e solo muito pobre para a agricultura.

Juscelino tinha princípios socialistas e, portanto, contratou uma equipe de profissionais com as mesmas ideias políticas. Ele também tinha o objetivo de construir uma cidade em que as diferenças sociais fossem mínimas, o que, com certeza, não acontece nos dias de hoje.

Apesar disso, durante sua construção, Brasília foi igualitária, pois todos os profissionais envolvidos no processo, desde os pedreiros nordestinos até os arquitetos e decoradores dormiam em acampamentos iguais e comiam a mesma comida.

O processo de construção de Brasília durou quase 4 anos, enquanto Washington D.C., capital dos Estados Unidos, foi construída em, aproximadamente 8 anos.

Brasília é uma Cidade Planejada – O Que Significa?

Isso significa que a cidade foi arquitetada antes de sua construção, ou seja, não cresceu espontaneamente e seus moradores tiveram que comprar seus terrenos delimitadamente determinados pelo governo.

Quando uma cidade é planejada, não se pode, simplesmente comprar um terreno. É preciso muita burocracia e, se não houver terrenos disponíveis que estejam dentro do “formato da cidade”, a compra não é possível.

Cidades planejadas não se expandem, tendem a se manter do mesmo modo que eram no momento em que foram construídas.

Quem Foram os Candangos?

Os candangos foram nordestinos convocados para construir a cidade, principalmente pedreiros. A maioria dos candangos era nordestina, por isso essa se tornou uma expressão muito utilizada para se referir às pessoas que moram no nordeste.

Ainda existem os novos candangos, que são migrantes dos dias atuais, saindo de suas respectivas regiões para busca prosperidade em Brasília.

Em Que Data Brasília foi Fundada?

Brasília começou a ser construída em novembro de 1956 e teve suas obras concluídas em 1960. A inauguração da cidade aconteceu em 21 de abril de 1960, fazendo com que Brasília se tornasse a nova capital do Brasil.

Qual o Marco Inicial da Construção de Brasília?

O marco inicial da construção de Brasília foi a sede dos 3 poderes – executivo, legislativo e judiciário. Quando a Praça dos 3 poderes foi construída, a construção da cidade havia começado oficialmente.

Profissionais que Trabalharam na Construção de Brasília

Os principais profissionais foram:

  • Luís Costa – Urbanista;
  • Oscar Niemeyer – Arquiteto.

Outras Capitais do Brasil

A primeira capital do Brasil foi Salvador, que permaneceu a principal cidade do país de 1549 até 1763. As razões para isso foram: clima favorável para o plantio de açúcar e o Tratado de Tordesilhas, que limitava o acesso ao Brasil.

Isso até que, em 1763, o título de capital do Brasil foi transferido para o Rio de Janeiro, já que a região Nordeste não tinha mais recursos naturais suficientes para a exploração, pois o pau-brasil se esvaía e o comércio de cana-de-açúcar declinava. Por conta disso, os portugueses precisavam partir para outro local, nesse caso, o sudeste, já que haviam encontrado ouro em Minas Gerais.

O Rio foi a capital do Brasil até 1960, quando Brasília foi inaugurada. Isso aconteceu porque, com o passar dos anos, o Brasil se expandiu e, para governar melhor o país, Juscelino Kubitschek decidiu construir uma nova capital, concentrada mais adentro do território.