Por Que Brasília foi Construída?

Brasília foi construída com o objetivo de ser a capital do Brasil, pois o governo queria transferir para o centro a capital do país. Brasília foi fundada em 21 de Abril de 1960. Antes disso, o Rio de Janeiro era a capital brasileira.

O presidente do Brasil no período da construção e fundação de Brasília era Juscelino Kubitschek, que ordenou a projeção da cidade com a lei de nº 2.874.

Juscelino tinha princípios socialistas e, portanto, contratou uma equipe de profissionais com as mesmas ideias políticas. Ele também tinha o objetivo de construir uma cidade em que as diferenças sociais fossem mínimas, o que, com certeza, não acontece nos dias de hoje.

Apesar disso, durante sua construção, Brasília foi igualitária, pois todos os profissionais envolvidos no processo, desde os pedreiros até os arquitetos e engenheiros, dormiam em acampamentos iguais e comiam a mesma comida.

Quando Brasília foi Fundada?

Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960. Brasília começou a ser construída em novembro de 1956 e teve suas obras concluídas em 1960, quando as transferências dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para a cidade começaram.

Qual foi o Objetivo da Construção de Brasília?

O que motivou a construção da cidade de Brasília foi a transferência da capital do Brasil, que naquela época era o Rio de Janeiro, para o interior do país, provocando, assim, o povoamento daquela região.

Os profissionais que trabalharam no planejamento da cidade sonhavam com uma cidade utópica, livre de desigualdades, sem a existência de classes sociais.

Por que a Capital do Brasil foi Transferida para Brasília?

A capital do Brasil foi transferida para Brasília devido a vários motivos: o Rio de Janeiro ficava muito próximo aos grandes centros urbanos do país e era, portanto, alvo fácil de movimentos populares contra o governo.

A necessidade de povoar a região central do Brasil também era outro fator listado.

Brasília também seria muito mais segura que o Rio de Janeiro, localizado no litoral e mais acessível aos ataques estrangeiros por via marítima. Esse ponto foi levantado porque, durante a Segunda Guerra Mundial, submarinos alemães chegaram a disparar torpedos aos navios brasileiros.

O Que Significa Brasília ser uma Cidade Planejada?

Brasília é uma cidade planejada porque foi arquitetada antes de sua construção, ou seja, não cresceu espontaneamente e seus moradores tiveram que comprar seus terrenos delimitados e determinados pelo governo.

Cidades planejadas não se expandem, tendem a se manter do mesmo modo que eram no momento em que foram construídas.

Quando uma cidade é planejada, não se pode, simplesmente comprar um terreno. É preciso muita burocracia e, se não houver terrenos disponíveis que estejam dentro do “formato da cidade”, a compra não é possível.

Por que Brasília foi Construída em Formato de Avião?

Brasília foi construída em formato de avião porque o seu plano piloto foi inspirado no formato de cruz. Ao adaptar esse formato à região escolhida para construção de Brasília, a cidade ganhou a forma de avião.

A cruz que inspirou o projeto era, na verdade, um sinal de demarcação territorial, que indicava o local escolhido no país para a construção de sua capital.

O plano piloto de Brasília foi escolhido através de concurso público. O seu idealizador foi o urbanista Lúcio Costa.

Por que Brasília foi Construída no Centro do Brasil?

Brasília foi construída no centro-oeste para integrar aquela região ao restante do país e provocar o seu povoamento e desenvolvimento.

Outra motivação para a escolha do centro-oeste para a construção de Brasília foi o fato da região ser mais distante dos grandes centros urbanos e dar melhores condições aos governantes do país para tomarem decisões livres de qualquer influência.

Qual foi o Marco Inicial da Construção de Brasília?

O marco inicial da construção de Brasília foi a sede dos 3 poderes – executivo, legislativo e judiciário. Quando a Praça dos 3 poderes foi construída, a construção da cidade havia começado oficialmente.

Quais foram os Profissionais que Trabalharam na Construção de Brasília?

Os profissionais que trabalharam na construção de Brasília englobam o urbanista Lúcio Costa, que desenvolveu o plano piloto da cidade, o famoso arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pela projeção de seus principais prédios públicos, e pessoas de todas as regiões do país, conhecidas como candangos, que migraram em busca de trabalho e melhor remuneração.

Quem Foram os Candangos?

Os candangos foram as pessoas que vieram de outras regiões do Brasil para trabalharem na construção de Brasília, principalmente pedreiros. A maioria dos candangos era nordestina, por isso essa se tornou uma expressão muito utilizada para se referir às pessoas que moram no nordeste.

Ainda existem os novos candangos, que são migrantes dos dias atuais, saindo de suas respectivas regiões em busca de prosperidade em Brasília.

Por que Brasília não tem Prefeito?

Brasília não tem prefeito porque quem a governa é o governador do Distrito, escolhido pela população durante a votação para presidente, governador, senador e deputados. Sendo assim, nem Brasília nem suas cidades satélites possuem eleições municipais.

O governador do Distrito Federal escolhido pela população indica os representantes das macrorregiões. Cada macrorregião possui suas microrregiões que também têm seus representantes indicados.

Quais Foram as Cidades que Sediaram a Capital do Brasil Antes de Brasília?

A primeira capital do Brasil foi Salvador, que permaneceu a principal cidade do país de 1549 até 1763. As razões para isso foram: clima favorável para o plantio de açúcar e o Tratado de Tordesilhas, que limitava o acesso ao Brasil.

Em 1763, o título de capital do Brasil foi transferido para o Rio de Janeiro, que ficava mais próximo de Minas Gerais, onde os exploradores haviam descoberto ouro. O Rio foi a capital do Brasil até 1960, quando Brasília foi inaugurada.