» » O que é Biodiversidade?

O que é Biodiversidade?

Biodiversidade significa a variedade de vida que existe no planeta Terra. Se refere à todo o tipo de vida, desde os micro organismos até os grandes ecossistemas, incluindo ainda os processos relacionados à vida, como processos evolucionários, ecológicos e culturais.

Tem origem no termo em inglês “biological diversity”, ou diversidade biológica, em português. Ela não se refere apenas às espécies raras ou ameaçadas de extinção, mas sim todos os seres vivos do planeta, incluindo as plantas.

Por que a biodiversidade é importante?

A biodiversidade é, na verdade, o aspecto mais importante das nossas vidas.

Nós seres humanos retiramos grande parte das nossas necessidades básicas da biodiversidade, como nossa comida, combustível, materiais de construção e de produção de roupas, remédios.

Além dessa importância direta, os ecossistemas, que são as casas da biodiversidade, são responsáveis por diversas funções cruciais para a nossa vida, como a regulação do clima, purificação da água que bebemos, ciclo de nutriente, entre outros serviços fundamentais.

É na biodiversidade existente no nosso planeta que se encontram ainda inúmeras possibilidades de recursos ainda não descobertos pelo homem, incluindo novos remédios, que possibilitarão novas curas para doenças que hoje nos ameaçam, como o câncer.

Por isso, é fundamental que lutemos para proteger a biodiversidade, para manter todas as vidas do nosso planeta, pois cada elemento da natureza possui um papel importante no equilíbrio do meio ambiente e na manutenção da nossa existência.

Quais são as ameaças para a biodiversidade?

A atividade humana no planeta Terra, nos últimos séculos, tem acelerado a destruição da biodiversidade e de diversos ecossistemas pelo mundo.

O ser humano destruiu o habitat natural de diversas espécies, que hoje se encontram em extinção, e consome os recursos da biodiversidade à taxas alarmantes nunca vistas antes na história da humanidade.

Hoje, temos o risco de perder recursos importantes para a nossa sobrevivência, e para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente.

A boa notícia é que podemos reverter esse processo de destruição, focando esforços em medidas de preservação ambiental e de cuidado em relação a todas as espécies vivas e o seu habitat.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Estudo