» » Por que temos arrepio quando estamos com medo?

Por que temos arrepio quando estamos com medo?

As pessoas se arrepiam quando ficam com medo por uma reação orgânica para se parecerem maiores do que o seu possível agressor quando se sentem ameaçadas de alguma forma.

Você já parou para prestar atenção que, quando um gato quer afugentar outro gato ou mesmo um cachorro ele eriça todos os seus pelos, ergue suas costas e seu rabo para parecer maior?
É exatamente esse mecanismo que nós, humanos, também possuímos, mas como temos poucos pelos, eles não ficam tão visíveis assim!
O estímulo para esta alteração ocorre através do sistema nervoso simpático, que se utiliza da ativação desse mecanismo para dar a impressão que o indivíduo possui tamanho e força maiores do que apresenta na realidade, quando enfrenta uma situação amedrontadora, algum possível agressor ou predador.
Então já deu pra perceber que os arrepios sentidos por medo ocorrem como uma forma de autodefesa, não é mesmo? E não nos arrepiamos somente quando estamos com medo ou com frio, mas qualquer outra emoção forte pode nos fazer arrepiar também!

Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir: Por que nos arrepiamos?

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações

Quer receber as melhores curiosidades?