» » Qual a origem do teatro?

Qual a origem do teatro?

O teatro começou por uma crença de povos que acreditavam que as danças e imitações poderiam controlar as forças da natureza indispensáveis para a sobrevivência. Ao longo do tempo, o teatro passou a representar lendas de deuses e heróis.

Seus primeiros registros referem-se ao século IV antes de Cristo, em homenagem a Dionísio, o deus do vinho, da alegria e da fertilidade. Tais festas (que chegava a durar dias) eram realizadas uma vez ao ano, por ocasião da primavera, quando se fazia a colheita do vinho.

Etimologia do vocábulo teatro

No grego, teatro é o lugar do espetáculo, estando ligado à contemplação.

Primeira encenação teatral

O que pode ser considerada a primeira peça que se tem notícia foi um ato feito por Téspis, um grego que ousou se colocar no lugar do deus Dionísio, enunciando a frase “Eu sou Dionísio”, de cima de um tablado, para toda uma plateia em praça pública durante as tradicionais festas gregas em veneração aos deuses. No rosto, ele trazia uma espécie de máscara feita com uvas.

Esse episódio chocou a todos na época, mas incentivou iniciativas semelhantes de representação do outro e trama teatral. Téspis é atualmente considerado o primeiro ator da história, para os historiadores.

Arquitetura dos primeiros teatros

Os teatros gregos, construídos em pedra ao ar livre, tinham a seguinte formação: arquibancada, orquestra, thumelê (similar a um palco, era uma pedra no centro da orquestra, para as oferendas ao deus Dionísio), proscênio (estrutura próxima à ribalta ou iluminação, era destinada ao líder do coro) e palco.

Início do teatro no Brasil

As primeiras peças de teatro no Brasil foram trazidas pelos jesuítas, como forma de catequizar os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos que mais utilizou esse tipo de catequese. As peças eram feitas em praças, ruas e colégios e a preocupação era mais religiosa do que estética. Ao longo do tempo, essa atividade foi se desenvolvendo.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Cotidiano

Quer receber as melhores curiosidades?