» » Por que temos unhas encravadas?

Por que temos unhas encravadas?

As unhas encravadas são um problema universal, já que não é todo mundo que tem tempo de fazer as unhas regularmente e acabamos aparando de forma indevida em casa, fazendo com que a unha cresça de forma errada, irregular ou para os lados, encravando a unha e causando dor, vermelhidão ou inchaço no local.

As unhas encravam quando a borda da unha cresce para os lados, fazendo com que ela entre na pele do dedo, furando o local pouco a pouco. As causas mais comuns são o uso de sapatos inadequados ou apertados e, principalmente, cortar as unhas de forma errada, que pode causar infecção, sendo que geralmente o dedão do pé é mais afetado, porém qualquer unha pode encravar.

A pressão no dedo do pé pode causar as unhas encravadas, geralmente por sapados apertados, mas deformidades nos pés que pressionem os dedos também podem ocasionar o problema. Quando as unhas dos pés são cortadas muito curtas ou com as pontas arredondadas, as unhas podem dobrar e crescer para os lados dos dedos, perfurando a pele em volta da unha e encravando.

Geralmente uma visita à manicure resolve o problema, mas se o caso vier acompanhado de sangramentos frequentes ou pus, é importante visitar um médico para a receita de antibióticos ou até mesmo para extrair a unha.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?