» » Por Que Temos Cílios?

Por Que Temos Cílios?

Os cílios servem para proteger os nossos olhos contra poeira ou pequenos insetos. Outras formas de proteção são as pálpebras, que se fecham ao perceber estímulos externos, e as sobrancelhas, que dificultam a entrada do suor vindo da testa.

Quem não tem cílios, com exemplo das pessoas em processo de quimioterapia, acaba sofrendo com esse tipo de incômodo.

Qual a Função das Pálpebras?

As pálpebras, assim como os cílios, servem para proteger os olhos, pois além de se fecharem a qualquer sinal de estímulo externo, como poeira e poluentes, ainda espalham a umidade pelos olhos, evitando o ressecamento.

Outra importante função das pálpebras é massagear os olhos e estimulando o metabolismo. Quando as nossa pálpebras se fecham, impedem a entrada de luz, possibilitando algum descanso às células sensoriais da retina, que podem recuperar suas substâncias químicas.

Qual a Função das Glândulas Lagrimais?

As glândulas lacrimais produzem lágrimas, que possuem a função principal de evitar o ressecamento da córnea, lubrificando-a. Ainda fazem com que a córnea tenha uma superfície lisa e óptica, eliminando todas as irregularidades dessa área.

As lágrimas ainda impedem a proliferação de microrganismos, pois possuem ação antimicrobiana.

Qual a Função dos Pelos no Corpo Humano?

Em geral, os pelos servem para nos proteger, dependendo do local onde estão. Os pelos sobre os braços, pernas, cabeça, costas e rosto servem para evitam o excesso de radiação solar, nos protegendo do sol.

Os pelos nas axilas servem para diminuir o atrito nessas áreas, enquanto os pubianos (pelos das partes íntimas) funcionam como a primeira barreira contra bactérias.

Já os pelos do nariz e do ouvido servem como um filtro para as impurezas do ar, como poeira e poluição.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?