» » Por que o céu é azul

Por que o céu é azul

O céu é azul devido à mistura da luz branca solar com partículas presentes em nossa atmosfera.

Sabe-se que a luz branca do sol é na verdade formada por sete cores monocromáticas. Também é de conhecimento geral que quando a luz atravessa um prisma é possível ver isoladamente essas cores. Acontece o mesmo quando analisamos a atmosfera e a luz do sol se coincide com as moléculas presentes neste espaço, como a água, o ar e a poeira. Portanto é possível observar o azul, uma das cores presentes na luz emanada do sol e a com menor comprimento de onda, sendo assim, compatível com essas partículas minúsculas.

Já no fim de tarde a luz do sol acaba por ter que atravessar uma atmosfera mais espessa, e assim a luz azul que era observada graças as pequenas partículas, dá lugar a luz vermelha que é mais coincidente com as novas características expostas, ou seja, de maior comprimento de onda.

Nos dias em que pode se observar situações atmosféricas diferenciadas como serração e poluição, a cor do céu tende a ficar mais voltada para o branco, uma vez que existem vários comprimentos de ondas dispostos na atmosfera com uma maior associação das cores monocromáticas.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?