» » Por que o avião voa?

Por que o avião voa?

A força do empuxo explica porque o avião, apesar de tão pesado, consegue decolar e se manter no ar. O empuxo acontece quando o avião é empurrado pelo ar, mas para isso, ele primeiro precisa decolar, e então deve obter um empuxo extra, que consegue com as turbinas, assim como outros veículos utilizam hélices ou foguetes.Para que um avião voe, é necessário que ele vença seu peso e a resistência do ar sobre seu corpo. Para isso ele usa turbinas e/ou hélices, e velocidade, que o ajudam a conseguir um impulso maior do que a resistência do ar.

Efeito de Coanda

O Efeito de Coanda também explica o fato do avião poder voar. O segredo também está em suas asas e toda aerodinâmica. As asas do avião tornam a pressão embaixo do avião alta e, em cima, mais baixa, pelo seu formato. Dessa forma, as asas do avião são empurradas para cima porque são inclinadas e desviam o ar para baixo, possibilitando que o seu peso não influa no seu voo.

Dessa forma, percebemos que o avião voa devido a um conjunto de mecanismos baseados em estudos físicos que tornam isso possível. O avião dribla as leis da natureza e faz com que o seu próprio peso enorme não torne sua decolagem algo impossível.

Função da Asa do Avião

A asa é fundamental na sustentação aerodinâmica, ou seja, deve ter uma angulação definida para que o ar seja impulsionado para baixo.

Isso acontece de acordo com o teorema de Bernoulli, uma equação que descreve o movimento dos fluidos (o ar é um fluido e, por isso, se aplica a esse teorema) que se movem ao longo de uma linha de corrente, utilizando o princípio da conservação de energia.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Tecnologia

Quer receber as melhores curiosidades?