» » Por que as Amebas são Classificadas como Rizópodes?

Por que as Amebas são Classificadas como Rizópodes?

As amebas são protozoários classificados como rizópodes ou sarcodíneos devido à característica de sua locomoção, que acontece através de pseudópodes, extensões de sua célula que desempenham a função de “falsos pés”.

Como os protozoários são classificados pelo tipo de locomoção, aqueles que se locomovem dessa maneira estão incluídos no grupo dos rizópodes. Os pseudópodes também são responsáveis pela captura de alimentos.

O que são amebas?

As amebas pertencem ao Reino Protista, são protozoários microscópicos, unicelulares e heterótrofos. Elas podem viver em meio aquático, terrestre ou mesmo como parasitas dentro do corpo de animais e humanos, provocando a amebíase (verminose).

O corpo da ameba não é definido e possui aspecto gelatinoso. Seus pseudópodes, extensões de sua célula que auxiliam no processo de locomoção e alimentação, a classificam como rizópodes.

As amebas capturam seu alimento através dos pseudópodes e o ingerem através de fagocitose. Quando estão em ambientes inóspitos para a sua sobrevivência se transformam em cistos para voltar, depois, à sua forma normal quando o ambiente estiver propício.





Tipos de amebas

Há três tipos de amebas: Caryoblasta, Heterolobosea e Amoebozoa.

As amebas pertencentes ao grupo Caryoblasta são os seres protistas mais primitivos: não possuem mitocôndrias, corpúsculo de Golgi ou organelas com funções respiratórias. São dotadas de um ou mais flagelos que não se movem originados em sua única célula. Cada um dos flagelos possui um corpúsculo basal.

Nas amebas do grupo Heterolobosea já é possível notar 2 a 4 flagelos dotados de função. Seu habitat são os sedimentos de água doce e água salgada.





O grupo Amoebozoa inclui amebas que não têm como ancestrais os ancestrais em comum dos demais grupos de amebas. Vivem em água doce, água do mar, ambiente terrestre e simbiontes (associação e relação de troca vantajosa entre dois seres vivos).

Como é a reprodução dos rizópodes?

A reprodução da grande maioria dos protozoários rizópodes, incluindo as amebas, é assexuada e acontece por fissão binária ou fissão múltipla.

Existe também a forma de reprodução sexuada, não tão frequente nas amebas, mas nos foraminíferos, onde há alternância entre a reprodução clonal (por fissão) e a reprodução sexual.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Biologia