» » Por que a música acalma?

Por que a música acalma?

É comum ter a sensação de calma ou alegria quando se ouve música, assimilando o que a música passa, mas na verdade, poucos sabem o motivo disso acontecer. A música, além de relaxar, traz diversos benefícios para a saúde, como, por exemplo, auxilia a aliviar dores, melhora a memória e estimula a prática de exercícios.

Isso se dá porque a música age na área do cérebro que é responsável pelo prazer, do mesmo modo que o chocolate e o sexo, assim ao escutar música nosso organismo libera dopamina, que causa a sensação de calma e bem estar no corpo, sendo assim, diversos terapeutas usam a música para tratar de problemas físicos e psicológicos.

Devido à  liberação de dopamina, nos sentimos relaxados ao ouvir música, por isso que motoristas no trânsito escutam radio ou põem CDs para se manterem calmos. Outros benefícios da presença da música em nossas vidas, é que ela facilita a comunicação, já que ela propõe uma forma  alternativa de organizar as ideias, usando diferentes tempos e cadências na fala, ameniza a dor, já que distrai a atenção do problema, induz ao movimento, tornando exercícios mais prazerosos, fortalece a memória, estimulando novos caminhos e conexões no cérebro e promove o autoconhecimento, estimulando a formação de valores e de personalidade.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sentimentos

Quer receber as melhores curiosidades?