» » Por que a bolacha amolece

Por que a bolacha amolece

Por absorver a umidade do ar é que a bolacha amolece. E quanto mais ela fica exposta ao ambiente, maior é o amolecimento por conseqüência da absorção de água. Mas a resposta não é tão simples assim. A bolacha possui em seus vários ingredientes um polímero que tem leva o nome amido. É basicamente por causa desta substância que acontecem alterações que tornam suscetível a bolacha absorver líquidos ou umidade ao seu entorno.

A influência do amido

Durante o procedimento de fabricação de uma bolacha, o amido sofre uma alteração vítrea, um efeito térmico utilizado para obtenção de um produto que seja mais maleável sem que ocorra algum tipo de modificação em sua estrutura. Quando a retiramos do pacote, a bolacha obtém contato com um ambiente que se apresenta mais úmido que o interior de seu pacote. Dessa forma, as regiões cristalinas do amido rompem-se e deixam que a água entre.

Por isso é que a bolacha fica com um aspecto de borracha. Muito dinheiro já foi gasto no investimento de pesquisas que desenvolvessem uma forma de controle da inconstância do amido utilizado na composição da bolacha. Uma dica é armazenar a bolacha em um pote de vidro, fator que pode manter por muito mais tempo a sua crocância.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Cotidiano

Quer receber as melhores curiosidades?