» » O Que é Xenofobia?

O Que é Xenofobia?

A xenofobia é a aversão, hostilidade ou ódio ao estrangeiro ou forasteiro. Esse preconceito social é muito comum diante do grande fluxo de migrações que têm acontecido nos últimos tempos, como a crise de refugiados da Síria.

Essas migrações ocorrem pelos mais variados motivos, como violência ou guerra no país de origem, além de busca de melhores oportunidades.

Em alguns casos, a xenofobia pode ser vista também como um transtorno psiquiátrico.

Xenofobia e racismo

A xenofobia é diferente de racismo: o ódio ao estrangeiro pode se manifestar até mesmo se a pessoa for da mesma raça. Por outro lado, o racismo é a crença de que uma raça possa ser superior à outra.

Nem tudo é xenofobia

Em algumas circunstâncias, as iniciativas discriminatórias estão ligadas a conflitos ideológicos, choques de cultura ou ainda motivações políticas.

Etimologia da palavra xenofobia

A palavra é decorrente dos vocábulos gregos “xenos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). É a aversão contra pessoas de outra cultura, país ou também do mesmo lugar, quando vistas como forasteiras.

Costuma estar associada ao desconhecimento sobre o outro e também a estereótipos que reforçam o preconceito contra determinado grupo.

Como é a xenofobia na prática?

A xenofobia pode se manifestar por meio de ações discriminatórias ou crimes de ódio.Um exemplo é quando um cidadão de determinado país não aceita a migração de estrangeiros ou até quando grupos se associam para hostilizar e agredir fisicamente quem não é daquela região.

Xenofobia pode ser doença

Quando é vista como doença, a xenofobia se manifesta pelo real medo do contato com algo que não se está acostumado. Esse transtorno geralmente se manifesta em pessoas que já tiveram algum tipo de experiência negativa diante de situações desconhecidas. Angústia, ansiedade e afastamento social são os principais sintomas associados.

 

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Sentimentos

Quer receber as melhores curiosidades?