» » O que é Queloide?

O que é Queloide?

O queloide é uma cicatriz elevada que pode surgir após qualquer trauma na pele, como corte cirúrgico, ferimento, queimadura, vacina e até tatuagem. O queloide se forma quando há uma produção excessiva de colágeno na pele durante o processo de cicatrização do trauma e está ligado a um problema nas funções de reparo e regeneração dos tecidos. As cicatrizes geradas acabam se tornando um problema estético.

Como são os queloides?

Geralmente, os queloides têm textura grossa, dura e avermelhada ou escura, podendo trazer coceira ou dor.

Quem pode ter queloides?

Esse tipo de cicatriz costuma atingir pessoas com alguma predisposição individual ou familiar. São mais comuns em mulheres, mas homens também podem apresentá-los.

Onde surgem os queloides?

Os queloides são mais comuns em ombros, costas e mamas, mas podem aparecer ainda em outras regiões do corpo.

Como cuidar dos queloides?

Os queloides não trazem nenhum malefício à saúde. A maior questão envolvendo essas cicatrizes é a estética. Quem já sabe dessa propensão à formação de queloides precisa informar ao médico antes de qualquer procedimento cirúrgico, de modo a se tomar as medidas necessárias para atenuar o seu surgimento.

Se você se incomoda com essas marcas, pode recorrer à cirurgia, tratamentos a laser, radioterapia ou crioterapia (técnica de congelamento com nitrogênio líquido) para minimizá-los. Medicamentos à base de corticoides também podem ajudar a diminuir a inflamação ou a reparação dos tecidos.

Procure orientação médica e saiba mais.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?