» » O que Causa Gases?

O que Causa Gases?

Os gases costumam estar associados ao tipo de alimentação que se mantém. Feijão, ovos, leite, batata, milho, brócolis, cebola, refrigerantes e cerveja são alguns dos alimentos mais difíceis de se digerir, provocando o desenvolvimento dos gases.  Engolir ar durante as refeições também contribui para esse incômodo.

Além disso, os gases podem estar ligados a doenças do trato gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável.

Também chamados de flatulência, os gases podem se manifestar pelo que se conhece popularmente como “arrotos” (eructações) ou “puns” (flatos).

Para algumas pessoas, podem ser bastante incômodos, principalmente se vierem acompanhados de mau cheiro, dor ou distensão abdominal.

O que uma pessoa com gases deve fazer?

Felizmente, alterações na dieta no estilo de vida contribuem para amenizar os gases.

Do que os gases intestinais são compostos?

A composição química dos gases intestinais inclui nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano. Todos esses elementos são inodoros, ou seja, não apresentam cheiro. O odor desagradável típico dos gases se deve ao enxofre, cujo índice pode aumentar de acordo com o alimento consumido.

Como os gases são formados?

A produção de gases é feita pelas bactérias que participam do processo digestivo, após a quebra de carboidratos, gorduras e proteínas. O mais comum é que a eliminação dos gases se dê por meio dos arrotos. No entanto, quando se tem o hábito de deitar-se após as refeições, os gases passam a se dirigir ao intestino, sendo eliminados por meio de flatos.

Por que há pessoas que produzem mais gases do que outras?

Isso se deve a fatores como sedentarismo, constipação intestinal, intolerância à lactose e mudanças na flora bacteriana intestinal provocadas pelo uso de antibióticos. A ansiedade também pode acelerar o trânsito intestinal, favorecendo a produção de gases.

Se, junto aos gases, você perceber perda de peso, diarreia crônica, anemia, sangramentos e dor abdominal, procure imediatamente um médico.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?