» » O que Causa a Íngua?

O que Causa a Íngua?

A causa da íngua está associada, geralmente, a alguma infecção ou inflamação, como resfriados e sinusite. A íngua é, portanto, uma forma de o corpo se defender de algum fator externo. Caracteriza-se por um “caroço”– que nada mais é do que o aumento dos gânglios linfáticos (ou linfonodos) – e pode surgir por baixo da pele na virilha, pescoço, axila ou mandíbula.

Também chamada de adenopatia ou linfonodopatia, a íngua pode ou não causar dor e dura de 3 a 30 dias. Quando cresce mais do que 2 centímetros, se espalha pelo corpo ou persiste por mais de um mês, pode indicar outros problemas, como doenças autoimunes e até câncer.

Se notar qualquer sinal acompanhado de febre, suor noturno, perda de peso e mal estar, procure orientação médica. Em alguns casos, pode ser recomendada uma biópsia para identificar a origem do aumento do linfonodo.

Por que a íngua surge?

Os gânglios linfáticos são uma espécie de filtro presente no sistema imunológico, responsável por atacar os germes transportados pelo líquido linfático. Isso ajuda no combate às infecções.

Principais motivações para a íngua

  • Inflamações na pele (causadas por irritações com o uso de substâncias químicas, como o desodorante, foliculite, cortes etc.);
  • Infecções (resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite, Zika, dengue, entre outras);
  • Doenças autoimunes (como lúpus, artrite, vasculite e doença inflamatória intestinal);
  • Câncer (especialmente linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão).

Tratamento para a íngua

Em geral, quando a sua causa é detectada e eliminada, a íngua tende a desaparecer. Portanto, não é necessário tomar qualquer medicação específica para esse sintoma, apenas para o problema que o desencadeou. No caso de infecções, por exemplo, a administração de antibióticos é aconselhada.

Procure orientação médica!

Atualizado em: 28/01/2019 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?