» » Como saber se o Gato é Fêmea?

Como saber se o Gato é Fêmea?

É comum que surjam muitas dúvidas sobre os gatinhos quando pensamos no seu gênero, tanto para saber identificar cada um deles quando para entender as diferenças comportamentais para cada um. São essas e outras dúvidas que respondemos logo abaixo, confira:

Como saber se o gato é fêmea?

Características como a distância entre o ânus e o orgão genital podem te ajudar a descobrir se o gato se trata de uma fêmea ou não, mesmo que essa missão se mostre um pouco mais complicada quando ainda se tratam de filhotes.

Nas fêmeas, a medida da distância citada é bem curto, não chegando a um dedo de largura em grande parte dos casos, enquanto o mesmo não acontece com os machos. Outro detalhe é que o orgão geminital das fêmeas possui uma abertura em formato vertical.

Diferença comportamental entre machos e fêmeas

É comum que as fêmeas sejam mais carinhosas e os machos, mais bagunceiros. Apesar das diferenças poderem sofrer variações ao longo da vida dos bichinhos, essas são realmente muito presentes. Além disso, algumas outras são:

  • As fêmeas são mais caseiras, enquanto machos costumam fugir por alguns dias;
  • Os machos possuem mais energia que as gatinhas;
  • Mas elas são enérgicas quando o assunto é ter contato físico.

A castração vale a pena?

Fêmeas e machos se assemelham por conta do forte desejo sexual, mas ainda assim esse não é o principal motivo abordado por quem defende a castração. Há dados que mostram que o procedimento pode ter muito benefícios para a saúde do animal.





Dentre as motivações, estão a prevenção a doenças sérias, como o câncer de ovários e também de mama, diminuindo as chances de que enfrentem infecções no útero. Apesar de não ser uma decisão simples, vale a pena refletir sobre para ter a melhor escolha!

Atualizado em: 22/03/2022 na categoria: Gatos