» » Como a Urina é Composta?

Como a Urina é Composta?

A urina é um líquido amarelo excretado pelos rins, por meio do aparelho urinário, sendo composta de 95% de água, 2% de ureia e 3% de fosfato, sulfato, amônia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos que não são utilizados pelo corpo humano. Essa excreção é importante, a fim de não intoxicar o organismo com essas substâncias danosas.

Quanto de urina é eliminada por dia?

Um adulto normal excreta de 1000 ml a 2000 ml de água diariamente. 500 ml é o mínimo necessário para alguém com cerca de 70 kg eliminar todos os resíduos existentes em seu corpo. O volume acima disso é excesso de água no organismo.

Por que a urina tem cheiro ruim?

A urina é estéril quando expelida e tem leve odor. O cheiro desagradável é causado pela ação das bactérias, que produzem a liberação de amoníaco (gás incolor com forte odor).

Como é composto o sistema urinário?

O aparelho urinário abrange dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Sua função é separar do sangue as substâncias nocivas ao funcionamento do organismo.

Qual é o papel de cada estrutura do sistema urinário?

Os rins fazem a filtragem do sangue (por meio dos néfrons) e selecionam as substâncias que serão rejeitadas e eliminadas através da urina.

Os ureteres são os canais que conduze a urina até a bexiga.

A bexiga é o reservatório no qual a urina fica armazenada.

E a uretra é o canal responsável pela eliminação da urina propriamente dita.

Nesse processo, a água também é expelida, sendo uma espécie de “solvente” para as substâncias fisiológicas.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?