» » » Por que Chocolate dá Espinha?

Por que Chocolate dá Espinha?

Chocolate causa espinhas porque é rico em açúcar e leite, duas substâncias que estimulam a ação das glândulas sebáceas – o que, por sua vez, gera mais oleosidade na pele e provoca o surgimento de acne. Da mesma forma, o alto índice de glicose do alimento provoca picos de insulina no sangue, agravando a acne em quem já tem predisposição para o problema. Assim, quem gosta do doce (e o come em excesso) precisa driblar o inconveniente das espinhas no rosto.

Quando o quadro está associado às alterações hormonais da adolescência e juventude, então (principalmente para as mulheres, no período pré-menstrual), a situação fica ainda mais crítica.

Versões mais saudáveis do chocolate

Procurar comer as versões menos gordurosa do chocolate (como aquelas com mais concentração de cacau, e menos de leite) também pode ser uma saída. O consumo moderado do chocolate meio amargo ainda garante benefícios para a saúde, como a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, estimulação da circulação sanguínea e promoção de bem-estar, com a liberação da serotonina.

Quais alimentos mais causam espinhas?

Mas não só de chocolate vivem as espinhas. Alimentos como massas, frituras, produtos lácteos, fast-food, industrializados e doces e sobremesas em geral também favorecem esses incômodos.

 

Atualizado em: 03/01/2019 na categoria: Corpo Humano, Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?