» » » Por que chocolate alivia a TPM?

Por que chocolate alivia a TPM?

O chocolate tem o potencial de ajudar a recuperar alguns nutrientes importantes que deixam de ser fornecidos pelo organismo durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), como o magnésio, cálcio e ferro. É por isso que as mulheres sentem um certo alívio ao consumirem o doce nesse período.

Além disso, o hormônio do bem-estar (serotonina) também sofre uma queda. E, para garantir essa sensação de prazer, nada melhor do que uma dose de triptofano, encontrada nas barras de chocolate. É um inteligente mecanismo de compensação!

Outro fator que pesa nesse maior apreço por doces é que o paladar para esse sabor fica mais apurado com o aumento na produção de estradiol, típico nessa fase do ciclo.

Propriedades do chocolate

Além disso, o chocolate é estimulante e antidepressivo, o que combina bastante com “aqueles dias”, nos quais é comum a mulher se sentir desanimada e “para baixo”. A cólica, o mau humor e a irritabilidade, então, são consideravelmente amenizados.

Outra alternativa para aliviar a TPM

Obviamente, há outras maneiras de garantir o bem-estar durante esse período, a exemplo da realização de atividades físicas. Mas, à primeira vista, nenhuma é tão deliciosa quanto os quadradinhos feitos à base de cacau.

Consumo moderado é a melhor saída

Se você optar pela escolha doce, procure não exagerar, pois o alimento é rico em gordura saturada e açúcar, o que pode desencadear problemas indesejados, como a acne. O consumo diário recomendado é de até 15 g (o equivalente a três quadradinhos), preferencialmente de chocolates com mínimo de 70% cacau.

Atualizado em: 05/01/2019 na categoria: Saúde, Sensações

Quer receber as melhores curiosidades?