» » Por Que Celulares Explodem?

Por Que Celulares Explodem?

Na maioria dos casos, os celulares explodem por conta do superaquecimento provocado por algum defeito. Quando a bateria atinge uma temperatura muito alta, ela entra em curto, gerando uma faísca e fazendo o celular pegar fogo.

Isso pode acontecer por conta de um defeito de fabricação ou por maus cuidados. Uma das possibilidades é que o celular pegue fogo enquanto ainda está carregando, pois o carregador vem equipado com um dispositivo para assegurar que não entre mais energia do que o necessário na bateria.

Quando esse dispositivo falha, a bateria recebe mais energia do que o necessário e acaba causando um curto-circuito e o superaquecimento da bateria. Se, nessas situações, você não remover o carregador do celular, o superaquecimento provoca o fogo.

Outra possível causa é uma falha no faiscador, que pode ser causada por quedas, entrada de água, um defeito de fábrica ou pela entrada de poeira. O faiscador é outro dispositivo, que serve para impedir que o polo negativo encoste no positivo. Se esse dispositivo falhar, os polos se unem e causam um curto-circuito.

Como a bateria é totalmente fechada, ou seja, não tem espaço para ventilação, o superaquecimento acaba atingindo todo o celular e comprometendo suas funções. Com isso, nos casos mais graves, o aparelho pode chegar a explodir.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Bizarro

Quer receber as melhores curiosidades?