» » Por Que Zeus Matou Cronos? – Titanomaquia

Por Que Zeus Matou Cronos? – Titanomaquia

Zeus matou Cronos – seu próprio pai, o deus do tempo, para se vingar por ele ter devorado seus irmãos e para tomar o controle do universo. Cronos não devorou Zeus porque sua mãe, Réia, o enganou, dando uma pedra enrolada em panos para que ele engolisse e assim Cronos o fez sem nada notar.

Cronos era um titã (deuses que reinavam antes dos deuses gregos), filho de Urano – o céu, com Gaia – a terra. Seu pai, por ódio, fazia todos os seus filhos voltarem ao ventre de sua mãe ao nascerem e, por isso, com a ajuda de Gaia e de seus irmãos, ele castrou Urano, tomando o seu lugar, se tornando o rei dos deuses e deus do tempo, separando o céu da terra.

Por que Cronos Engolia seus Filhos?

Ao destronar seu pai, Cronos recebeu uma profecia de que também seria destronado por um de seus filhos. Casou-se com sua irmã Réia e, com medo da profecia, comia todos os seus filhos ao nascerem. Zeus, o sexto filho, foi salvo por sua mãe que deu a Cronos uma pedra enrolada em panos para engolir em vez dele.

Há, ainda, outra versão do mito que conta que Réia conseguiu salvar não apenas Zeus, mas também Poseidon e Hera.

Zeus foi entregue aos centauros (ou às ninfas, em outra versão). Quando cresceu, ofereceu uma poção que conseguiu com Métis, sua primeira esposa, a Cratos, que o fez vomitar todos os seus irmãos: Poseidon, Héstia, Hades, Hera e Deméter.

Como queria derrotar o seu pai, o titã mais poderoso que dominava o universo, Zeus precisaria de mais força ainda. Foi aí que libertou seus tios ciclopes e hecatônquiros, irmãos de Cratos e muito poderosos, e os convenceu a lutar contra Cratos para tomar o poder do universo.

Titanomaquia – Titãs contra Deuses Olímpicos

Após isso, uma guerra começou entre os titãs e os deuses olímpicos – a Titanomaquia, que terminou com a derrota de Cratos e do restante dos titãs, que foram banidos para o Tártaro. Como derrotou o deus do tempo, Zeus ganhou a imortalidade, assim como seus irmãos.

Como os mitos gregos possuem diversas versões, essa é apenas uma das muitas variações encontradas acerca da história de Zeus e Cratos. Em algumas versões, Zeus mata Cratos utilizando a sua própria foice, mas, na maioria delas, os titãs são apenas banidos para o Tártaro e acorrentados.

Há, ainda, uma versão que conta que Cratos e os titãs chegam a ser libertados, mais tarde, por Zeus, e voltam a fazer parte do controle do universo com ele.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: História