» » Por que a Terra é Azul?

Por que a Terra é Azul?

A cor azul predominante no Planeta Terra visto do espaço é devido, principalmente, à quantidade de água existente na superfície terrestre.

O Planeta Terra não é todo azul, na verdade, mesmo visto do espaço, ele possui pontos brancos, correspondentes às nuvens e geleiras dos pólos refletindo a luz solar, e pontos marrons, correspondentes aos continentes.

Mas a maior parte dele é sim azul, tanto que o Planeta Terra deveria se chamar, na verdade, Planeta Água, pois cerca de 70% da sua superfície é coberto por água.

Podemos perceber, inclusive, variações nos tons de azul apresentados, sendo que o azul mais próximo dos continentes é mais claro, enquanto o azul no meio dos oceanos é bem mais escuro, representando a profundidade da água.

Por que a água é azul?

A água é azul principalmente porque ela reflete a cor do céu, que é azul. O que nos leva à outra pergunta: por que o céu é azul? Com certeza enxergamos ele assim, azulzinho, pelo menos durante o dia, e muitos de nós já nos perguntamos porque ele tem essa cor.

O céu é azul porque os gases presentes na atmosfera terrestre refletem muito mais a cor azul do que qualquer outro comprimento de onda. Por isso, a cor que mais chega aos nossos olhos é o azul, e é assim que percebemos o céu.

Mas a cor do céu não é a única explicação para a tonalidade azul da água, pois, como contamos acima, quanto mais profundo é o oceano, mais azul ele se torna.

Voltamos novamente a falar dos comprimentos de onda. As moléculas de água absorvem com mais facilidade as outras cores que não o azul, e refletem as ondas correspondentes a essa cor.  Quanto mais profunda é a água, menos cores conseguimos perceber, até que, em grandes profundidades, até o azul desaparece, e é por isso que os abismos dos oceanos são totalmente pretos, indicando a ausência de total de luz e cores.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: Geografia