» » O que a Sociologia Estuda?

O que a Sociologia Estuda?

A sociologia é o campo da ciência que estuda tudo o que é relacionado ao ser humano. Ela abrange as relações humanas, tanto em nível local, como as relações entre dois indivíduos, tanto em nível global, com a relação entre diferentes países, e seus conflitos.

Esse ramo de estudo acredita que as ações humanas seguem alguns padrões pré-determinados, mesmo que individualmente os seres ainda possuem escolha em suas ações.

A sociologia visa, ainda, o conhecimento dos processos que influenciam o pensamento humano, seus sentimentos, comportamentos, ao mesmo tempo em que possuem liberdade para modificar e agir nesses contextos, e a combinação desses fatores, responsáveis por moldar a sociedade em que vivemos.

O que é sociologia

A definição do Dicionário de Oxford diz que a Sociologia é o estudo científico da sociedade, incluindo padrões de relações sociais, interações sociais, e cultura.

As origens da sociologia

Foi o francês Auguste Compte o primeiro a utilizar o termo sociologia, na década de 1830. Na época, ele surgiu com a ideia de uma ciência contendo todo o conhecimento sobre as atividades humanas.

Hoje, a sociologia faz parte das ciências sociais, e é um campo importante de estudo que tem relação com o progresso humano e com suas conquistas durante sua evolução.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Estudo