» » Por Que Sentimos Frio Quando Estamos com Febre?

Por Que Sentimos Frio Quando Estamos com Febre?

Sentimos frio quando estamos com febre porque nossos vasos sanguíneos se dilatam e perdemos calor mais rapidamente que o normal, o que causa arrepios e tremedeira. A transpiração causada pela febre também resfria o corpo e, quando o suor evapora, a sensação de frio também aumenta na pele.

Como o organismo regula a sua temperatura com a temperatura ambiente, quanto mais quente o corpo estiver, mais frio o ambiente parecerá.

Veja Também:

Por Que Sentimos Frio?

Febre dá Frio ou Calor?

A febre pode causar frio e calor. No início da febre, os arrepios causados pelo frio começam a surgir e podem ser acompanhados de tremedeira e ausência de suor. No entanto, esses sintomas podem dar lugar à transpiração em excesso e muito calor.

Quando o paciente com febre começa a suar muito, isso quer dizer que o organismo está trabalhando em sua autorregulação, ou seja, mandando a febre embora e acabando com a provável infecção que está ocorrendo pela ação de micro-organismos nocivos, como vírus e bactérias.

O Que Fazer Quando Estiver com Febre e Frio?

Quando febre e frio estão presentes, o recomendado a se fazer é tomar um medicamento antitérmico, como Ibuprofeno ou Paracetamol (em caso de dengue, remédios à base de ácido acetilsalicílico são proibidos). Mas nem todos os casos de febre necessitam ser medicados.

Em alguns situações, tomar um banho frio ou morno e ficar em repouso já basta para combater a febre mais leve, em torno de 37 a 38 graus. Usar roupas de algodão é ideal para deixar a pele mais ventilada e para que o suor em excesso que surge, geralmente, durante o sono, seja absorvido. É importante, também, se hidratar bastante e comer bem.

Atualizado em: 12/06/2018 na categoria: Sensações