» » » Quanto Tempo Vive um Gato?

Quanto Tempo Vive um Gato?

Os gatos domésticos podem viver, em média, de 15 a 20 anos. Os gatos de rua, por outro lado, têm expectativa de vida de 6 anos. A história de que gato tem sete vidas não passa de mito!

Com tamanha longevidade, os princípios de posse responsável tornam-se ainda mais importantes, já que os interessados em adquirirem um gatinho deverão cuidar dos animais por mais de uma década, pelo menos.

Alguns especialistas afirmam que o seu processo de envelhecimento é mais intenso nos dois primeiros anos, proporcionando mais mudanças em sua vida nesse período. Em geral, os gatos vivem mais tempo do que os cachorros, mas tudo varia conforme os cuidados que eles levam ao longo do tempo.

Como garantir que gatos vivam mais tempo?

Para garantir a qualidade de vida dos gatos, é necessário investir em sua alimentação, rotina de higiene, além de outros cuidados com sua saúde, incluindo consultas periódicas ao veterinário. Ministrar vacinas e vermífugos, conforme orientação médica, também é fundamental.

A atenção e o carinho de seus donos são outros elementos importantes para o seu desenvolvimento, assim como as brincadeiras.A castração pode ainda diminuir os riscos uterinos nas gatas fêmeas e os problemas de uretra, no caso dos machos. Tentar contornar possíveis acidentes, durante sua jornada de exploração, nas “saídas” de casa é outro ponto relevante.

Para quem desejar, existem até alguns chips para controlar o seu trajeto. Opções é que não faltam nas pet shops!

Atualizado em: 03/01/2019 na categoria: Animais, Gatos