» » Porque os Gatos Mordem?

Porque os Gatos Mordem?

Os gatos mordem porque querem brincar, chamar atenção, por serem filhotinhos, porque se incomodaram com algum carinho em certa parte do corpo, como na barriga, para mostrar que estão no controle da situação ou mesmo por serem agressivos demais.

Se foi separado muito cedo de seus irmãos, o gato morde porque é com eles que ele iria brincar através de mordidas e arranhões e acabou pulando essa fase.

Se você brincar com um gato movimentando rapidamente as mãos, por exemplo, ele irá se comportar da mesma maneira como se estivesse brincando com os irmãos ou outros gatos, avançando, mordendo e arranhando. Além disso, quando é filhotinho os seus dentes estão crescendo e passando por período de troca, então as gengivas coçam muito e a tendência dele é morder tudo que vê pela frente.

Os gatos também podem morder quando são adotados já adultos, ou mesmo quando são inseguros demais, tomando uma postura de ataque quando alguém se aproxima.

Leia também:

Porque os gatos mordem seus donos?

Por possuírem um forte instinto dominador, os gatos gostam, muitas vezes, de demonstrar que estão no controle da situação, mordendo seus donos mesmo quando nada demais está acontecendo. Se ele fica muito tempo preso, não tem outro gatinho como companhia ou não recebe muito carinho, ele pode morder para querer chamar a atenção.

Os gatos também podem morder os donos porque desde pequenos estão acostumados a brincar assim e para eles faz parte da brincadeira. Quando os gatos são filhotes ninguém se importa e até acha as mordidas fofas, mas o que acontece é que o os gatos crescem e seus dentes e unhas também.

O gato pode até ser bonzinho e carinhoso, mas morder o seu dono também quando não quer atenção ou carinho no momento. O temperamento agressivo, que geralmente se nota desde que ele é filhote, também pode ser uma das causas para as mordidas.

Porque os gatos mordem quando fazemos carinho?

Nem sempre os gatos gostam de carinho, principalmente quando os apertamos e os movimentamos demais. Sendo assim, eles podem se sentir incomodados e acabar nos mordendo no momento.

Outro motivo que acaba irritando os gatos são os locais que fazemos carinho. Normalmente eles adoram quando fazemos carinho na parte de trás da cabeça e no pescoço, mas se encostamos em alguma área equivocada, como a barriga, a resposta deles é morder.

Com o tempo, o dono vai aprendendo quais são as zonas favoritas que os gatos gostam de carinho e quais deve evitar. Cabe ao dono interpretar os sinais que o gato dá e aprender a diferenciar quando ele morde por brincadeira ou quando se sente irritado. O mais importante, é não estimular brincadeira agressivas e que estressam os gatos.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Gatos